segunda-feira, 4 de agosto de 2014

☼ The sad story of my pet !

     A história da minha tartaruga começou passagem de ano de 1999 para 2000 (acho eu). Num dia quente, solarengo mas também bastante húmido numa terra chamada Venezuela, um homem chamado R juntamente com a sua mulher F e a sua filha Maria ainda pequenina com apenas 3 aninhos na altura quase quase a fazer os quatro.
      Numa viagem de avião de oito horas com destino a Lisboa-Portugal, o meu pequeno cágado viajou num pequeno bolso da camisa do pai R. Correu bem e para que fique claro não foi nada ilegal porque é totalmente legar trazer animais tropicais para uma zona da Europa (or maybe not). Mas a viagem foi calma e correu bem. E assim que aterramos em Lisboa e chegamos a casa fomos imediatamente arranjar um pequena casinha para o meu cágado. Como tínhamos acabado de chegar de umas longas férias não tínhamos nada preparado para a casinha do nosso novo amiguinho por isso tivemos de improvisar. Acabou por ser uma caixa de madeira (daquelas onde vinha a fruta antigamente) forrada a jornas com algumas pedra e bastantes vegetais para ele não ter fome.
     Era inverso e por isso, um animal que vivia nos trópicos e estava habituado ao calor não estava obviamente habituado ao frio que se vivia em Portugal no mês de Janeiro. E por isso o sítio preferido do meu amiguinho, era estar debaixo do frigorifico. Sim debaixo do frigorifico ! E tentem lá adivinhar quanto tempo é que a nossa família demorou a descobrir este pequeno "hot spot". Provavelmente 3 dias, sim 3 dias! Mas o que interessa é que ele estava bem e quentinho.. Mas a verdade é que ir para debaixo do frigorifico não era bom para ele nem para a nossa ansiedade. E por isso arranjamos uma maneira de o manter dentro da sua caixinha. O problema desta historia foi que não nos lembrarmos de deixar algo quentinho dentro da caixa para que ele não tivesse frio, talvez um mini cobertor ou algo assim, e por isso mesmo algo aconteceu... 
     Quando cheguei a casa um dia os meus contaram-me que o meu cágado, de quem eu tanto gostava, que me ia buscar ao colégio dentro do bolso da camisa do meu pai, tinha ficado doente e tiveram de o levar para o jardim zoológico para cuidarem bem dele. E durante anos e anos, sempre que ia ao jardim zoológico o primeiro sitio que ia, era á zona das tartarugas porque o meu amiguinho, já saudável e bem de saúde, estava lá com os seus amigos. 
     Muitos anos depois, quando eu já tinha provavelmente os meus 14/15 anos, ou seja dez anos depois!!! Tive um séria conversa com a minha mãe sobre o meu único animal de estimação que tinha sido bastante importante para mim. E do nada, sem querer a minha mãe referiu a morte do cágado. CHOCADA, eu fiquei tão chocada que nem conseguia falar. Não sei porquê, mas quando nos dizem uma mentira quando somos pequeninos parece tão real que mesmo que não faça sentido nenhum acreditamos, porque são os nossos pais que nos estão a dizer, e os mais nunca mentem (supostamente). Ou seja, o que realmente foi aconteceu, foi que o meu cágado adormeceu durante muito tempo e não acordava e os meus pais (super inteligentes) acharam que o pobre animal tinha morrido de frio. Mas mais tarde naquela séria conversa percebi que provavelmente tinha hibernado. Não temos a certeza, mas é o mais certo visto ser um animal que não estava habituado ao frio de Portugal. E por isso acabaram por deita-lo para o lixo orgânico, sozinho no mundo (pobre animal).
     Mas as coisas acontecem e eu não culpo os meus pais nem por nada como é obvio. E depois de toda esta aventura apesar de triste sinto-me feliz porque faz-me acreditar que se um dia algo assim acontecer com os meus filhos talvez consiga ter outro tipo de abornagem ou talvez não e mais talvez havemos todos de nos rir com esta situação como aconteceu comigo e com a historia do meu amiguinho !
xox Mary Loved

Sem comentários:

Enviar um comentário